sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

10 dicas motivacionais para emagrecer

Saudações!

 Hoje venho trazer algumas dicas para turbinar os pensamentos de quem está querendo emagrecer. Algo que parece muito complicado pode se tornar simples e que depende de bons objetivos e o reconhecimento de cada passo dado!

1. Devagar e com determinação: não tenha tanta pressa, mas tenha determinação. Se você demorou anos pra acumular peso não é de um dia para outro que irá perdê-lo.

2. Seja firme e evite: fuja dos alimentos açucarados e das frituras. Cuidado com as massas (pães, bolos, macarrão), refrigerantes e sorvetes, pois eles não combinam nada com emagrecimento e só atrasam a chegada e a conquista do objetivo de emagrecer.

3. Seja constante e aprecie: frutas, hortaliças e leguminosas. Elas existem com tanta diversidade que fica fácil escolher. Monte pratos com alimentos coloridos e se possível, opte por alimentos integrais. Além de vitaminas, sais minerais e nutrientes ideais, esses alimentos contém mais fibras, auxiliando o trânsito intestinal e até reduzindo o colesterol. Além disso, beba água com freqüência para auxiliar na hidratação do corpo.

4. Dieta, regime e maus hábitos: não se usa a palavra “regime” (dá idéia de tortura). A palavra “dieta” é usada para especificar o conjunto de alimentos que as pessoas comem em suas rotinas. Não existem dietas milagrosas para emagrecer, esqueça isso! A maioria das pessoas que faz algum tipo de dieta milagrosa por um tempo acaba voltando ao seu real peso com o indesejável “efeito sanfona”. Não vamos falar que emagrecer é se submeter a dietas rigorosas e que exigem sofrimento e sim, que emagrecer é mudar hábitos, é optar por uma vida saudável. Hoje você pode até não aceitar comer algum tipo de alimento, mas em pouco tempo você pode passar a aceitá-lo e a ter grande satisfação em colocá-lo à mesa.

5. Negocie com você mesmo(a): faça trocas alimentares saudáveis, substitua gradualmente o que te faz mal e o que não é saudável por alimentos de melhor qualidade. Exemplo: permita-se trocar um pedaço de bolo por uma porção de frutas ou um alimento frito por um assado. A soma de pequenas atitudes pode trazer grandes transformações ao longo do tempo.

6. Controle os impulsos: impulsos e atitudes repentinas desviam metas e objetivos. Não desconte sua ansiedade, medo e frustrações na comida. Quando aquele alimento que é uma tentação invadir seus pensamentos, examine a situação 1, 2, 3 ou quantas vezes for preciso. Concentre-se e reflita se vale a pena sair da sua dieta e desperdiçar todo o seu trabalho em emagrecer por conta dele. Torturar-se também não é bom, permita-se comer algo que gosta de vez em quando. Discipline-se aos poucos e verá o quanto será fácil no futuro controlar seus impulsos.

7. Pratique exercícios regularmente: os exercícios potencializam o efeito da dieta e trazem inúmeros outros benefícios para o corpo, auto-estima e auxiliam muito a se ter uma vida saudável.

8. Menos estética e mais saúde: se você se acha feio(a) ou gordo(a) não faça disso o principal motivo da sua busca pelo emagrecimento. Um corpo saudável e em forma é o resultado de uma série de cuidados. Cuide de você, zele pela sua saúde, tenha hábitos saudáveis, pratique o hábito da leitura, estimule seu cérebro com atividades criativas e benéficas. Com isso o seu corpo lhe recompensará e você se sentirá em forma, com melhoria na qualidade da pele, com maior disposição, maior facilidade de concentração. Você se sentirá mais amistoso(a) em suas relações intrapessoais! Lembre-se que a real beleza é o autoconhecimento que equilibra nossas ações.

9. Persistência: saiba aonde quer chegar, tenha objetivos bem definidos e dê o máximo de si mesmo para realizá-los, mas lembre-se de ser maleável com você mesmo. Nem sempre conseguimos tudo o que queremos da primeira vez que tentamos, pois pode ser que surjam obstáculos pelo caminho: o importante é ser maleável e usar a ponderação. Esforce-se o máximo que puder e não desista! Se sentir que precisa de auxílio, procure sua família ou um especialista, mas lembre-se que pra tudo há uma solução.

10. Ame-se: o amor próprio pode ser um grande aliado para aproximar-se da saúde. O auto-cuidado deve ser o foco para uma dieta bem sucedida.

Desejo sucesso para quem quer emagrecer e uma boa saúde a todos!

[Autora: Isis Moreirã]

Nenhum comentário: