quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tudo o que eu estava fazendo!!

Sete Pecados contra a Alimentação Saudável


Algumas atitudes que tomamos parecem "bobas" sem influência direta com o estabelecimento de uma Alimentação Saudável. Mas elas influenciam (e muito!) a adesão ou não à reeducação alimentar.

1. Deixar de comer
Esse tipo de atitude pode desencadear um processo de "economia", fazendo com que o organismo poupe energia ao invés de gastar. Com o passar do tempo o resultado é um metabolismo mais lento.

2. Exceder a cota à noite
Se chegamos em casa e devoramos tudo o que vemos pela frente é indicativo de que a alimentação durante o dia não foi adequada. Além disso, à noite  diminuímos nossas atividades então a alimentação também deve ser mais leve.

3. Acabar com os carboidratos
Os carboidratos (encontrados nos pães, arroz, macarrão, etc.) são muito importantes para o organismo, fornecem energia para nossas atividades diárias e evitam o consumo de nutrientes importantes, como as proteínas para a obtenção de energia. Prefira sempre os integrais que possuem maior teor de vitaminas e fibras.

4. Desprezar o desjejum
O café da manhã ajuda a preparar o corpo para as atividades que teremos que realizar, lembre-se, que depois do repouso você precisa recuperar o equilíbrio orgânico. E com um desjejum equilibrado, fica muito mais fácil continuar uma alimentação saudável durante o dia.

5. Não comer fibras
Presentes nas frutas, verduras, cereais e grãos integrais; as fibras auxiliam no funcionamento do intestino, diminuem a absorção de açúcares e gorduras e promovem a flora saudável do intestino.

6. Exagerar no sódio
O excesso do consumo de alimentos ricos em sódio - embutidos, temperos prontos, conservas, alimentos industrializados e também o próprio sal, está relacionado com um maior risco de desenvolvimento de hipertensão. O excesso de sódio pode provocar também a retenção de líquidos e aquela sensação de inchaço. Portanto: moderação!

7. Abusar de bebidas alcoólicas e de café
Além de proporcionar calorias extras, o álcool exige do organismo um grande esforço para sua metabolização. Já no caso do cafezinho, é melhor consumir com moderação, ainda mais se for adoçado com
excesso de açúcar.


Um comentário:

FlahH* disse...

Oieee, estamos juntas no desafio de inverno...


Vamos q vamos, força pra nós!


beijos