quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Trocas saudáveis! framboesa e geléia

Bom dia, pessoas especiais! Como estão vcs? Eu estou bem, graças a Deus!
Como hj é quarta-feira vou postar a receita de uma geléia maravilhosa que fiz aqui em casa ontem,pois estou trocando o artificial pelo natural, assim como o branco pelos integrais, tenho um pé de framboesas em casa, e como agora é época estava com um estoque bem grande, pq colho todos os dias e vou congelando, pois essa framboesa que tenho é bem azedinha, só uso pra suco.
meu pé de framboesa está assim, esta imagem é do google

 Receita geléia de framboesas
framboesas
1/2 xícara de água
2 xícara de açúcar
suco de 1 limão

Não pesei as framboesas, mais acho que tinha mais ou menos 1 quilo, lavei bem e deixei uns 15 minutos de molho em água com vinagre, enxaguei bem, coloquei na panela com 1/2 xícara de água e deixei ferver por 15 minutos em fogo baixo, até que elas estavam moles, bati ainda quente no liquidificador  e passei na peneira para tirar as sementinhas, coloquei na panela acrescentei o suco de 1 limão  e 2 copos de açúcar, (eu coloco pouco açúcar, pq não gosto muito de doce ) mas qrendo pode acrescentar mais, fiquei mexendo de vez em quando, depois que já está com ponto de geléia é só saborear, ficou uma delícia, minha filha amou como calda para sorvete, o azedinho ficou perfeito, mais pode usar como quiser, bolo, biscoito de polvilho etc...
a foto não ficou muito boa, mais o sabor irresistivel!
A framboesa é uma potente arma contra os radicais livres, vilões do corpo, responsáveis pelo envelhecimento celular, por conter grande quantidade de antioxidantes.

Estudo comparativo feito pela Universidade de Ohio, Estados Unidos, comprovou que a fruta tem 40% a mais de antioxidantes que o morango. O mesmo estudo revelou que uma dieta rica em framboesa foi capaz de reduzir em até 80% a incidência de câncer de cólon.


Propriedades Nutricionais:
É uma fruta rica em sais minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Possui propriedades antiinflamatórias e possui uma grande quantidade de proteínas e vitaminas A, B1 e B5, manganês, polifenol, ácido gálico e antioxidantes, importantes na eliminação dos radicais livres.
É uma boa fonte de vitamina C e de antocianina, antioxidante que ajuda o organismo a produzir células que repelem vírus e bactérias invasoras. Ajuda a controlar o colesterol e facilita a digestão e a desintoxicação de organismos.

Cada 100 gramas de framboesa  contém:
  • Calorias - 57 kcal
  • Proteínas - 1 g
  • Gorduras - 0,2 g
  • Vitamina A - 130 U.l.
  • Vitamina B1 (Tiamina) - 25 mcg
  • Vitamina B5 (Niacina) - 0,45 mg
  • Vitamina C (Ácido ascórbico) - 28 mg
  • Cálcio - 35 mg
  • Fósforo - 30 mg
  • Ferro - 1,5 mg
Propriedades Medicinais:
É uma fruta rica em carboidratos e fibras (pectina), sendo por isso ideal para repor as energias. Possui atividade antiviral, anticancerígena e apresenta alto teor de aspirina natural.

A framboesa é usada no tratamento de inflamações nas gengivas e garganta. A fibra insolúvel que a fruta contém em suas sementes ajuda a prevenir a prisão de ventre, reumatismo, doenças metabólicas, sobretudo contra as doenças do fígado e dos rins, hemorróidas e enfermidades com febre.

Também apresenta propriedades laxativas, diuréticas e antiescorbúticas, sendo usada no tratamento de afecções do fígado e vesícula biliar. Possuem ainda propriedades antivirais, anticancerígenas e um alto teor de aspirina natural. Outros estudos mostram sua potencialidade no combate à osteoporose e como tônico muscular durante a realização de práticas esportivas.


Suas folhas possuem um efeito antidiarréico e antiinflamatório e são popularmente usadas em quadros de cólicas intestinais infantis, desordens da menstruação, feridas, inflamação dos olhos, eczemas e erisipelas. Uma mistura de folhas de framboesas e de amoreiras dá bons resultados nos catarros, nas irritações e inflamações das vias gastrintestinais, nas diarréias e catarros inflamatórios do intestino grosso e nas hemorragias por hemorróidas. Nas inflamações das gengivas e de garganta, a infusão das folhas de framboesa pode utilizar-se para enxaguaduras calmantes.
Composição -- Nas folhas há ácido tânico, ácido láctico, ácido succínico e ácidos não saturados, nos frutos há a pectina, glicose e ácidos de fruta. Das sementes de framboesa isoladas e secas ao ar obtém-se 13,5 % de um óleo pouco espesso e de cor verde amarelada, cujo cheiro recorda o ácido linoléico e cuja capacidade de secar é muito parecida com a deste último. Os ácidos gordurosos muito líquidos são compostos principalmente de ácido ninólico e linoléico. Os ácidos e isolinoléico só se apresentam em quantidades reduzidas.
Sob o ponto de vista curativo, elas excitam, pelo seu conteúdo em frutose, ácidos de frutas e componentes fixos, o peristaltismo intestinal e limpam os tecidos de um excesso de ácidos pela sua grande riqueza em bases.
O seu suco serve como meio para melhorar o sabor dos preparados farmacêuticos e o seu refresco, mediante a diluição do suco em água, é uma bebida apropriada para os doentes com febre, pois tira a sede e ajuda a curar.

Mais:Divulgado na Imprensa - Ciencia

6 comentários:

camilla disse...

ola vim cá conhecer o blog....
abração
camilla

Unknown disse...

Amiga deve ser uma delícia hem, hum!!! Depois vou experimentar. Bjos vencedoraaaaaaa!!!! Meu sonho é fazer nutrição! Bjo

Aprendiz de Low Carb disse...

Coisa boa ter sua própria arvorezinha de framboeza em casa né? É isso ai amiga!!

Joanna disse...

ei!
adoro framboesa! a geleia entao é uma delicia mesmo!!!!
valeu pela força!!!
bjos

Priscilla Castro disse...

Passeando pelos blogs da vida esbarrei no seu!
Nossa é um blog lindo e cheio de informação bacana!!!
ah, vc escreve mto bem, viu? Adorei a dietinha que delicia que parece né??
Aproveito e te convido a ir ao meu blog, tá rolando um sorteio por lá, de um lindo Kit!! Corre!! Você vai amar!

Mil bjinhos!!
http://castro-pri.blogspot.com/
@Pri_castro01

Geovana Centeno disse...

Nossa adoro essa fruta, mas é tão dificil achar, e quando encontramos é tri caro..adorei o post...beijocas!