sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Bom dia!! Receita de kibe


Bom dia!! Achei essas dicas nesse site Aqui são bem valiosas!

Minha digestão é lenta. Quais alimentos devo evitar e incluir na dieta para melhorar o metabolismo?

Dê preferência aos alimentos termogênicos, que aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo. Por exemplo: pimenta, gengibre, chá verde, canela, salmão, atum, sardinha, semente de linhaça, azeite de oliva, óleo de canola, castanhas e nozes. “É importante fracionar as refeições, de 5 a 6 ao dia, e mastigar bem os alimentos, para facilitar a digestão”. Evite os alimentos ricos em açúcares e gorduras e inclua mais verduras, legumes, frutas, alimentos integrais: arroz, massas e pães.

Gosto muito de massas e fico em dúvida na sobremesa, para que a refeição não fique tão pesada ou calórica. Quais as sobremesas mais indicadas para depois de uma refeição com massas?

Em primeiro lugar, as frutas da estação. Se forem cozidas, melhor ainda, porque ficam menos calóricas. Algumas sugestões: maçã cozida no vinho com cravo e canela, banana cozida com canela e mel, pera cozida no suco de mexerica com açafrão. “As frutas são ricas em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino, e ficam muito saborosas com especiarias”. Outra opção é o chocolate. Sim, se ele for consumido com moderação, pode ser considerado saudável e nutritivo. A quantidade recomendada é de 30 g/dia. “Dê preferência aos chocolates meio-amargo e amargo, pois possuem alta concentração de cacau, que é rico em flavonoides, que ajudam a manter o coração e as células saudáveis por ter ação antioxidante”, sublinha a nutricionista. Por fim, para tornar as preparações mais saudáveis, substitua creme de leite por iogurte light e leite integral por desnatado. 


Aproveitando as dicas, deixo aqui a receita desse kibe maravilhoso, que será meu almoço de hj!

Kibe Assado com Amaranto

Ingredientes

1 kg de carne moída magra
1 xícara (chá) de trigo para kibe deixado de molho por 1 hora
100 g de Amaranto em Flocos
2 dentes de alho picado
1 cebola grande ralada
2 colheres (sopa) de salsa picada
¼ de xícara (chá) de hortelã picada
2 colheres (sopa) de Zaatar (tempero misto árabe) a gosto
Sal, pimenta moída e cominho a gosto
Azeite de oliva para regar

Recheio:

2 cenouras médias raladas
250 g de espinafre, picados com talo e tudo
1 dente de alho picado
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de Preparo

Recheio:Em uma panela colocar o azeite e o alho e refogar até o alho dourar levemente. Acrescentar o espinafre picado e refogar até murchar levemente. Acrescentar a cenoura ralada e temperar com sal e pimenta. Refogar por 3 minutos e desligar. Reserve.

Massa: Escorrer o trigo de kibe tirando todo o líquido possível. Acrescentar os demais ingredientes misturar bem. Ajustar o tempero se necessário. Em uma forma untada com azeite de oliva, distribuir metade do preparado de carne. Distribuir o recheio por toda a superfície. Cobrir com o restante do preparado de carne. Alisar a superfície e regar com bastante azeite de oliva. Levar ao forno para assar por 30 minutos aproximadamente. Cortar ainda na assadeira e servir.




2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa essa receita, parece ficar deliciosa amiga.
Um grande beijo e um ótimo fim de semana

Cris disse...

Otimas dicas, e a receita parece excelente, tenho me arrriscado bastante na cozinha ultimamente. Adoro kibe, vou fazer p experimentar!
Bjbj