sexta-feira, 20 de maio de 2011

Desafio!

Bom dia pessoal!! Ontem recebi a visita da D.M. espero que meu dia hj seje melhor que ontem , pq eu já estava qse pra pirar, 15 dias de atraso e uma tpm de arrepiar ninguém merece!!!!!!!!!!Fui convidada a participar de um desafio no blog da Sandra, ela é super legal, qm não conhece ainda, deve ir conhecer, é um desafio diferente, sem cobranças e sem stresse, vale a pena conferir!!


Veja como funciona uma dieta que promete emagrecer sem estresse e, sem tirar massas ou pães do cardápio

20 Trocas que valem a pena



1 - Pão francês por integral: A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino. Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação. Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol. Com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue.





2 - Leite integral por desnatado: Esse esquema garante a entrada do cálcio, tão caro aos ossos, sem um bando de penetras gordurosos. A bebida desnatada tem o mesmo teor do mineral, com a vantagem de ostentar menos ácidos graxos saturados. O excesso desse tipo de gordura eleva os níveis de LDL, a fração ruim do colesterol.





3 - Óleo de soja e outros por azeite: O ganho dessa troca vem da combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes que povoam o óleo de oliva. Os compostos fenólicos do azeite evitam a oxidação do colesterol.





4 - Pizza de mussarela pelas de vegetais: A ideia pode não agradar aos fãs mais puristas das pizzarias, mas presta um enorme serviço aos vasos sanguíneos. Deixar camadas e mais camadas de queijo de lado de vez em quando significa podar gordura saturada do cardápio. Como você viu, ela protagoniza o disparo do LDL, o tipo perigoso do colesterol. Substituir a mussarela ou a quatro queijos pelas redondas cobertas de vegetais é uma saída para degustar pizzas sem receio. Opções não faltam — vale pizza de escarola, de rúcula, de brócolis e até de abobrinha. E elas oferecem um bônus: pitadas de fibras e antioxidantes.



5 - Salgadinhos por castanhas: Essa troca é destinada àquele momento em que pinta a fome no meio do dia. Solução fácil, mas nada saudável, seria recorrer aos salgadinhos ou biscoitos recheados, petiscos que costumam contar com gordura trans em sua receita. Ela não só faz aumentar o LDL como ainda contribui para derrubar o HDL. Para escapar da malfeitora, aposte nas castanhas e nas nozes.





6 - Cereais açucarados por aveia: A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. Por isso merece um espaço logo no café da manhã , seja na forma de flocos, seja no mingau.







7 - Bauru por peito de peru e queijo branco: O bauru deixa a desejar se as taxas de colesterol já rumam aos céus. Basta averiguar seus ingredientes: queijo prato e presunto, redutos de gordura saturada e colesterol. Que tal substituí-lo por um sanduba de peito de peru e queijo branco, que é mais esbelto do que seu congênere? Experimente. Só é preciso ficar atento ao tamanho do lanche.






8 - Camarão por peixe: Convenhamos: frutos do mar não são tão frequentes no prato do brasileiro. Mas vale ficar atento durante aquela viagem à praia para não se abarrotar de camarões. Eles encabeçam o ranking marinho de colesterol.





9 - Picanha por lombo: O porco não é mais gordo que o boi nem o boi é mais gordo que o porco. Tudo é uma questão de corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, caso da alcatra e do filé mignon, e há aquelas parrudas, como a picanha e o cupim. O mesmo raciocínio se aplica à carne suína: o lombo é mais magro que o pernil. Mas saiba que há medidas para retalhar o possível malefício de qualquer corte rechonchudo. Limpe a peça antes de cozinhá-la, retirando toda gordura aparente, até porque, apesar de a gente não ver, altas doses do nutriente já estão emaranhadas na carne.




10 - Manteiga por margarina: Elas mantêm uma rivalidade histórica. No duelo em prol de artérias saudáveis, porém, a margarina leva certa vantagem, porque não conta com a gordura de origem animal e o colesterol. Nos últimos anos, a indústria tem acrescentado componentes à sua fórmula para torná-la mais benéfica.



11 - Quindim por compota de frutas: Os doces costumam ser condenados por carregarem açúcar demais. Quando a discussão envolve colesterol, porém, o açúcar pesa menos do que outro ingrediente comum em quindins, brigadeiros e bolos: a gordura. A manteiga, o creme de leite e outros ingredientes gordurosos que dão consistência aos quitutes levam consigo ácidos graxos saturados, que alavancam as taxas de LDL. Não à toa, os especialistas aconselham trocar esse tipo de sobremesa por opções que, sem perder o sabor adocicado, são desengorduradas. O melhor exemplo são as compotas de frutas. Só não vale, é claro, abusar



12 - Suco de laranja pelo de uva: É na casca da uva que está um parceiro do coração, o resveratrol. Ele atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem, a substância evita indiretamente que elas grudem na parede do vaso. Ao contrário do que muita gente pensa, o resveratrol não é exclusivo do vinho. O suco de uva natural e feito na hora (com casca, por favor!) também o disponibiliza ao organismo.



13 - Chá de ervas por chá-mate: Não é campanha contra a receita da avó, mas as infusões à base de camomila e afins perdem feio para o mate se o assunto é colesterol. A proeza vem das saponinas, moléculas presentes no mate. Elas diminuem a absorção do colesterol no intestino, favorecendo sua excreção pelas fezes.






14 - Cebola branca por cebola roxa: Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina. A substância inibe uma enzima que participa da síntese de colesterol no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo. Morangos e cerejas, saiba, também são reservas de antocianinas.


15 - Molho branco pelo de tomate: O macarrão é o mais inocente por aqui. Quem incentiva ou não a escalada do colesterol é o molho. O branco é bem gordo. Em 2 colheres de sopa encontramos 4,5 gramas de gordura. Como o preparo exige creme de leite e queijo, o prato fica cheio de ácidos graxos saturados. Uma bela macarronada ao sugo não guarda esse perigo. Nas mesmas 2 colheres de sopa, há somente 0,1 grama de gordura. Apenas procure usar o molho de tomate feito em casa e evitar a manteiga no momento de refogá-lo. E, se possível, opte pela massa integral.



16 - Chocolate ao leite pelo amargo: O doce de cacau se notabilizou como um amigo do sistema circulatório. Mas não é todo chocolate que, de fato, prova sua amizade às nossas artérias. O tipo que merece respeito é o amargo. Ele possui menos gorduras saturadas que o branco e a versão ao leite.







17 - Sal por ervas e alho: Está em suas mãos uma maneira de preservar os vasos sem deixar a comida ficar insossa: em vez de exagerar no sal, ingrediente que patrocina a hipertensão, use a imaginação e as ervas aromáticas, além de alho. Ervas como o orégano e o alecrim merecem ser convidadas à cozinha por causa do seu poder de fogo contra a oxidação





18 - Frango com pele pelo frango sem pele: Muita gente pensa que basta despir uma coxa de frango assada no prato para se livrar de um boom de colesterol. Ledo engano. Retirar a pele é, sim, fundamental, mas isso deve ser feito antes de levar a carne ao fogo. Quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol da pele conseguem se dissolver e penetrar na carne.




19 - Queijo pelo tofu: A intenção não é jogar mais pedras sobre o parmesão, o provolone e até o minas, mas abrir espaço ao tofu, que é feito de soja. Ele é uma preciosidade porque concentra o que o grão tem de melhor: proteínas e isoflavonas. A proteína da soja aumenta a atividade de receptores que colocam o LDL para dentro das células e inibe a principal enzima responsável pela produção de colesterol.





20 - Pipoca de micro-ondas pela de panela: Faz toda a diferença investir um tempo a mais para estourar o milho no fogão. É uma forma de controlar a quantidade de gordura no preparo, porque no produto de micro-ondas ela já é fixa. A versão que ganha na praticidade perde pontos porque carrega ácidos graxos saturados e trans. Na panela, dá para usar um óleo mais saudável, como o de canola.

25 comentários:

Milena disse...

Oi Maria!!
Ótimas dicas, mas camarão por peixe, não dá amoooooo camarão, mas como pouco pq é caro né?
Mas tento fazer o resto, nem tudo mas a maioria!!!
Foi ótimo para relembrar o que é certo!!!
Beijossssssss

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Oi amiga! Ainda bem que dona M chegou heim? É um mal necessário né? rsrsrs! Gostei das trocas aí de cima! Algumas eu já sigo, mas outras nem sabia! Bjs e ótimo findes!!!

Glaucia Borges disse...

BOm dia florzinha que otimo que essa coisa veio ne kkk assim vem e vei embora bjo grande otimo fds

Unknown disse...

Bom Dia Amiga
Graças a Deus e a meia duzia de remédios que estou tomando a Dona M foi embora daqui, kkk.
Te desejo boa sorte no seu desafio.
Uma Linda sexta pra vc e família.
grande Beijo e fique com Deus

Unknown disse...

oi amiga linda...
td bm???
nem me fala em menstruação menina.. to me acabando aqui... kkkkkkkkkk

boa sorte no novo desafio!!!

obrigada pela presença sempre e pelos elogios...

bjuuuuuuuuuuuu

mikaella disse...

ai amiga que alivio geral ne! rs
adorei todas as dicas,um otimo fds!!bjoss

Unknown disse...

Amiga amei sua matéria!!!! Já fiz todas essas trocas. Ainda bem né?? Estou realmente animadíssima rsrsr espero você lá.

Patricia disse...

oi amiga, saudades suas, ando sumida né? muito work... e que bom que a Dona M deu as caras, TPM de 15 dias ninguém merece.... ainda não cvonsigo substituir a manteiga pela margarina ai ai, de resto tô ficando nota 10 bjs e boa sexta feira...

Mel Mudanca disse...

Oiii amigaaa, como vc ta...que legal este desafio...tenho certeza que vc vai conseguir superar viu..estou na torcida.. um beijo grande em vc..e o que precisar me avisa..estou aqui.

Mensagem para sexta:
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
acreditar nos sonhos que se têem
ou que os seus planos nunca vão dar certo
ou que você nunca vais ser alguém...Você pode tudo!!
Renato Russo

Luma disse...

Bom início de desafio!!!
Boa sexta e ótimo findi.
Fique com Deus.
Bjs

Fit Light disse...

Amore
que legal esse post..maravilhoso
ameiiiiiii,obrigada
bj
conte comigo

Larissa Boaventura disse...

É arrasou com essas dicas, foi basicamente isso que eu fiz na minha vida, substitui as coisas, melhorei a alimentação, e tirei algumas coisas claro. Ótimas idéias. Beijos e ótima sexta.

Joanna disse...

Ei!
qual é o blog da Sandra?! deopis quero ver!!
muito legal a materia!
bjos

Fit Light disse...

Amiga,tem um selinho no meu cantinho pra VC com muito Carinho
Bj

Bárbara disse...

Ola amiga
Achei de mais este post, muito interessante.
Continue firme!
Beijos

Mundo da Lili disse...

Adorei esse post!

Geovana Centeno disse...

oi flor vim te desejar um otimo fim de semana light.

Jorge Junior disse...

Meus parabéns nunca vi um blog tão bonito quanto o seu...

Jorge Junior disse...

Você permite acompanhá-la criando um link no meu humilde blog...abracos

Rafaela (( Saúde Nutritiva )) disse...

excelente troca - troca!!!!

ADri@n@ disse...

q bom q a dna m veio ne??? a minha ja esta pra chegar tbm...

muito boa as dicas...

bjao e otimo final de semana

Dani disse...

Olá querida!!!

Muito boas as dicas!! Estou tentando entrar nesse desafio tb!!!

Bjos
Dani

Fit Light disse...

Vim te desejar uma semana repleta de paz e Alegrias
Bj
Fica com Deus

Alexia disse...

Ótimas dicas.
Boa sorte no desafio.
Bjus

Roberta Zero Cal disse...

Olá Maria... menina, 15 dias de atraso da Dona M é pra deixar qualquer uma maluca.
Boa sorte do desafio, vou lá conhecer.

Adorei as dicas.
Beijos e boa semana