segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dicas de saúde emocional




 Cultive uma boa auto-estima

Ter auto-estima é saber valorizar a si mesmo como uma pessoa importante; é ter amor-próprio. A auto-estima funciona como o “sistema imunológico da consciência”, pois quem possui uma auto-estima elevada tem mais resistência às intempéries, força de vontade e capacidade para ultrapassar os obstáculos e recomeçar após frustrações e fracassos. Contudo, quando a auto-estima está baixa, a resistência da pessoa diante das adversidades da vida diminui. Ela passa a ser mais influenciada pelo desejo de evitar a dor do que de vivenciar o prazer; e os fatores negativos de sua vida têm mais poder sobre ela do que os positivos.

A auto-estima é aprendida no seio da família, por meio do amor, da admiração mútua e dos limites que os pais impõem aos filhos para protegê-los de ameaças externas e ensinar-lhes a ser responsáveis, a família não terá uma boa estrutura, não cultivará bons hábitos, não terá uma boa auto-imagem e auto-estima, e não será feliz.

Os estudiosos do desenvolvimento infantil afirmam que, se uma criança é tratada com amor e respeito, internaliza-os e trata os outros da mesma maneira. Porém, se ela for desprezada e desrespeitada, poderá abrigar sentimentos de medo e ódio por si mesma, e terá problemas relacionais.

Se os pais não elogiam os filhos por aquilo que tem de bom nem se preocupam em saber por onde andam e o que estão fazendo, sentimentos de rejeição vão enraizar-se no coração deles, fazendo com que tenham pensamentos negativos do tipo: “Não sou importante para a minha família, pois meus pais não perguntam por mim nem se preocupam em saber como estou e o que estou fazendo”.

Evite que isto aconteça com seus filhos. Diga que os ama, elogie-os, incentive-os, mantenha o diálogo entre vocês, estabeleça regras claras e distribua tarefas dentro de casa. O pai, a mãe e os filhos têm, respectivamente, os seus valores e as suas funções a ser desenvolvidas dentro do lar, para que a convivência seja amistosa e feliz, todos tenham uma boa auto-estima e desenvolvam-se plenamente como seres humanos.

Texto extraído da Bíblia com orientações de saúde física, emocional e espiritual.

13 comentários:

Anna disse...

que texto perfeitinho, me fez pensar sabe... como está o sistema imunológico da minha consciencia... será que ta td certo, pq sempre desisto dos meus propositos, pq sempre me acho incapaz de seguir msm qdo consigo feitos q achava não poder conseguir... é vou levar comigo ele e reler
boa segunda flor

Bel disse...

Oieee linda! Adorei o texto, temos que ler sempre textos assim. Bjão e ótima semana pra você.

Lidia disse...

olaa...bom dia!
Lindo testo, faz a gente pensar em como criamos nossos filho, pra que eles tenham um elevada alto estima quando adultos..
Exelente dia
Bjokinhasss

Alexia disse...

Oi, ótimo texto!!
Bjus

Angélica disse...

LINDA TARDE FLOR!!!!!!! ABENÇOADA SEMANA A VOCÊ E SUA FAMILIA!!!!

Milena disse...

oi querida!
Adorei o texto auto-estima é tudo!
Se sentir bem, nos ajuda a chegar em nossos objetivos!!
beijos querida!

Unknown disse...

oi querida
que otima meteria sobre auto estima

adoro textos assim!!!
Pq alguem tem que fazer algum por nós... e quem mais senão nós mesmos né???

bjooooooooooooo

Unknown disse...

O seu texto hoje é uma verdadeira lição de vida
obrigada pelo apoio a mocinha C.
bjs

Bruna Amâncio disse...

Oi Fada,

Amiga obrigada por estar comigo lado a lado adorooooo muito bom ter uma fada para chamar de minha aconselhadora e me ajuda ir no rumo certo e vamos continuar a luta...e vencer

Beijos

FlahH* disse...

Oii Amiga...


Auto-estima por aqui é zero, infelizmente eu me acho pessima, mas isso vai mudar ,estou me tratando emocionalmente com os problemas diarios e aprendendo...


beijosss e lindissimo post.

Joanna disse...

Ei!!
adorei a msg sobre a auto-estima!!! mesmo as vezes sendo dificil, temos q conseguir ter!!!


bjos e boa semana pra vc!!!!

verina disse...

Oi amiga, adorei o texto, ajuada muito quem tem criança!!!!
beijosss

Gordinha, até quando? disse...

Oi, muito obrigado pelo apoio, de verdade!
já estou te seguindo. Beijos ;*